É uma cilada, Bino!
Seja no ambiente profissional ou no dia-a-dia, sempre haverá alguém tentando te passar para trás. Desde hackers maliciosos tentando invadir as suas contas nas redes sociais até pseudogurus da internet tentando te vender um curso milagroso. O que é difícil de aceitar é quando o golpe vem de um grande banco, que deveria ser sinônimo de segurança e respeito pelo correntista. Leia esse artigo e entenda do que eu estou falando, depois me conta se você já passou por uma situação dessas.
Cezar Nascimento
3 min read


A famosa frase dita por Pedro, personagem fictício da série de TV Carga Pesada, exibida pela rede Globo entre os anos de 1979 e 1981, e depois retomada entre os anos de 2003 e 2007 ganhou o coração da internet e foi imortalizada em inúmeros memes, desde fotos e vídeos até figurinhas do zap. Toda vez que algo é escrachadamente suspeito e com grandes chances de dar errado, lá está a imagem do Fagundes com a clássica frase: É uma cilada, Bino!
Esses dias eu precisei ir até uma agência de um dos grandes bancos brasileiros. Coisa que não fazia há quase uma década, desde o início da digitalização do nosso sistema bancário. Mas dessa vez, infelizmente, não teve jeito. Tive que ir até lá.
Pois bem. Estava eu sendo atendido pelo gerente - que por sinal estava com uma má vontade terrível. Era nítido a cara de desprezo do cidadão e o quanto ele estava odiando estar ali - quando ouço uma cliente na mesa atrás de mim perguntar à gerente que a atendia onde ela poderia investir um dinheiro inesperado que havia recebido.
A própria cliente disse que tinha visto algo sobre o tesouro direto e que se interessou. Mais do que depressa a gerente tratou de desestimular a cliente, dizendo que o tesouro era um dos piores investimentos a se fazer, com baixo rendimento e resgate do dinheiro travado até por anos. “E se você precisar desse dinheiro no meio do caminho? Não vai poder sacar até 2000 e trá lá lá.” disse a gerente.
A partir dessa frase, eu passei a prestar atenção na conversa delas, enquanto o meu gerente se esforçava para fingir que estava trabalhando, olhando fixamente para a tela e teclando coisas aleatórias no teclado de vez em quando.
É fato sabido que os bancos fazem de tudo para empurrar os péssimos produtos deles aos seus clientes, mas mentir e manipular alguém sem instrução dessa maneira eu nunca havia presenciado.
Apenas para esclarecer, o tesouro direto é uma forma de investimento onde você empresta o seu dinheiro para o governo, que te remunera por isso. Existem vários títulos diferentes do tesouro com rentabilidade e vencimentos distintos. Acontece que, como você está emprestando dinheiro para o governo, quando você solicita o resgate, o próprio governo recompra o seu título e deposita o dinheiro na sua conta no próximo dia útil, se você solicitar o resgate após às 13h, e no mesmo dia se solicitar antes das 13h.
No fim das contas a gerente convenceu a cliente a contratar uma previdência privada do banco, no modelo PGBL, porém não passou informações importantes como taxa de administração, alíquota do IR, taxa de carregamento, fundos presentes nessa previdência… Nada!
Estude! Você não precisa se tornar um investidor profissional, mas saber o básico te evitará perder muito dinheiro no futuro. E não estou me referindo apenas a investimentos não.
"É uma cilada, Bino!"
Quem nunca ouviu falar de alguém que levou o carro na oficina com um barulho estranho e saiu de lá devendo uma fortuna no cartão, por que precisou trocar uma peça caríssima!? A má notícia dessa história é que não são poucos os casos onde a tal peça sequer existe (já tentaram trocar uma correia dentada do meu antigo Fiesta Rocam, peça que não existe nesse carro, e quando eu questionei a oficina, me pediram desculpas e disseram que a mensagem era para um outro cliente com o mesmo nome que o meu).
Entender as coisas básicas do seu dia-a-dia vai te poupar muita dor de cabeça e evitar que você perca dinheiro. Saber trocar uma lâmpada, a resistência de um chuveiro ou uma tomada em curto. Entender um pouco de hidráulica para não passar apuros com uma torneira pingando em pleno sabadão, quando não tem nenhum bombeiro disponível, ou saber fazer uma partida assistida no seu carro (a popular chupeta). São coisas que não custam nada e com certeza serão úteis em algum momento da sua vida.
Agora, se você chegou até aqui e ainda não está convencido de que deveria continuar estudando as coisas básicas do seu dia-a-dia, trabalho, carreira… Então eu sinto em te dizer que gerentes como a que enganou aquela mulher existem aos montes por aí, em todas as áreas, e para esse tipo de gente, nós não somos mais do que cordeiros esperando pelo abate.
Ah! Você não quer ser mais um nesse mundo doido? Quer se destacar e elevar a sua carreira a um novo patamar? Então me segue aqui ou nas outras redes sociais através da @ocezarn. Vamos juntos cruzar essa jornada de crescimento e evolução.
Bora voar! 🦉