Profissionais de alta performance. Como é trabalhar com eles?

Cezar Nascimento

1/19/20242 min read

Outro dia me peguei admirando a entrega de uma de minhas colaboradoras (sim, colaboradora! Funcionário é aquele que cumpre com suas funções, ao passo que colaboradores são aqueles que trabalham junto com você em prol do crescimento, tanto pessoal quanto do negócio. Mas isso é papo para outro artigo).

Ela é tão espetacular em suas entregas que raramente eu peço para refazer ou corrigir algo. Às vezes nem eu mesmo sei bem o que eu preciso e depois de alguns minutos de conversa ela surge com algo fantástico, e que funciona! Sabe aquele meme “Não diga mais nada!”? Poderia facilmente ter sido criado para ela.

Ter esse tipo de profissional no time é excelente, mas também trás alguns desafios que você não teria com outros profissionais menos dedicados, como a motivação, por exemplo.

Trabalhar com profissionais de nível tão alto implica em você preparar toda a sua estrutura de RH para receber, acolher e manter esses profissionais. E não falo apenas de remuneração não. Isso é o básico do mercado. Como você motiva alguém que não se move pelo dinheiro? Como você lidera uma equipe que praticamente trabalha sozinha? Como você inspira essas pessoas a continuarem te seguindo, quando elas claramente são melhores que você em suas funções?

Essas são perguntas que todo gestor de times de alta performance deve responder antes de começar a montar um time desses, e durante toda a execução do trabalho.

Você vai acordar todos os dias pensando em cada membro da sua equipe e em como você pode tornar a vida dessa pessoa melhor. Uma vez feito isso, a entrega com certeza será muito acima da média.

Não é um trabalho fácil, e nem barato, mas é algo que vale cada centavo e minuto investidos.

Mas o que define um profissional de alta performance? É trabalha mais? Fazer horas extras? Participar de mais reuniões? Absolutamente não!

Um profissional de alto nível é aquele que tem um comprometimento com a atividade que é acima da média. Eles são dedicados, focados, se comunicam de forma eficiente e entregam resultados surpreendentes. Além disso, esses profissionais costumam ser questionadores e autoconfiantes. Lidam muito bem com a pressão e suportam críticas como nenhum outro. O Ego não é algo que afete esses profissionais. Pelo contrário, eles recebem as críticas, entendem o contexto e devolvem em forma de evolução.

Profissionais de alta performance também costumam trabalhar muito bem em equipe, o que fortalece muito os laços entre os membros do time.

Mas aí você deve estar se perguntando se esse profissional realmente existe, ou se é apenas uma ilusão criada por algum coach de carreira. Pois eu te digo que não só existem, como são eles que mudam a história das empresas.

De tempos em tempos um desses profissionais caem em times agregadores de empresas alinhadas com seus valores. E esse casamento é o que faz os grandes negócios surgirem, desde o início dos tempos modernos.

Mas e você? Está preparando o terreno aí na sua empresa para receber profissionais que mudam o jogo? Ou não faz ideia de como lidar com esse tipo de profissional? Não se sinta culpado por não saber, ok? A grande maioria dos gestores não sabe. O que vai te tornar um gestor melhor e um líder para grandes times é a sua capacidade de reconhecer em cada membro da sua equipe suas fraquezas e fortalezas, trabalhar cada um deles de forma individual e com isso criar um ambiente leve e propício para o crescimento.