Rede social ou mídia social? Afinal, qual é a diferença?

Você já chamou o Facebook de rede social, não chamou? E se eu te disser que está errado? Leia este texto e entenda a diferença entre rede social e mídia social, e como isso impacta no seu negócio.

Cezar Nascimento

1 min read

Apesar de nomes parecidos e muitas vezes serem confundidas, até mesmo por profissionais da área, há uma diferença significativa entre os dois termos.

Quando falamos em rede social, estamos nos referindo às pessoas próximas a você. O seu círculo de amizades e conhecidos.

Um exemplo de rede social é a nossa família. Outro exemplo pode ser o nosso trabalho ou escola.

Uma mídia social, por sua vez, é um canal pelo qual podemos estabelecer contato com outras pessoas, que não necessariamente são nossos amigos ou conhecidos.

Existem vários exemplos muito famosos de mídias sociais, como o Twitter, Facebook, LinkedIn, TikTok, e mais uma infinidade desses aplicativos nas "stores"  da vida.

Dentro dessas mídias, podemos estabelecer nossas redes sociais, e aumentar o nosso círculo de conhecidos.

Via de regra, uma mídia social não é uma rede social, porém uma rede social pode ser criada dentro de uma dessas mídias, e é assim que muitas marcas estão trabalhando para tornar os seus produtos cada vez mais atrativos, com campanhas mais próximas e alinhadas com seus públicos.

Utilizando das ferramentas de engenharia social, disponibilizadas por estes aplicativos, é possível alcançar um público extremamente específico, nichado, e muito mais propenso a consumir o que você tem a oferecer. Isso reduz drasticamente o seu cac (custo de aquisição de cliente), reduzindo também os custos relacionados com a criação de campanhas publicitárias, o que aumenta as margens de lucro, ou tornam o seu produto ou serviço muito mais competitivo em relação aos seus concorrentes.

E você, usa ou pretende usar este recurso poderosíssimo para alavancar a sua carreira, marca ou empresa? Me conta a sua história...