Suicídio e Ambiente de Trabalho: O Papel dos Gestores na Prevenção

Uma das frases mais célebres já criadas na cultura pop veio de uma história em quadrinho: com grandes poderes vem grandes responsabilidades. E não poderia ser mais real, em se tratando da responsabilidade da gestão sobre a saúde mental da equipe.

Cezar Nascimento

2 min read

Maria acordou naquela manhã fria de inverno, se arrastou até o banheiro, fez um esforço hercúleo para escovar os dentes. Depois de muito encarar a si mesma no espelho, tomou um banho.

Tomou uma caneca de café e saiu para o trabalho. Andando acelerada através das estações de metrô, das calçadas entre as ruas e enfim chegou alegre e sorridente ao trabalho.

Maria sempre foi a número um do departamento, em uma grande multinacional. Ainda assim o chefe passava o dia minimizando os esforços da pobre Maria. Qualquer erro ínfimo era repreendido como se o mundo estivesse por acabar.

Mas naquele dia foi diferente. Naquele dia havia algo estranho no ar. Quando o chefe apareceu gritando com a Maria, na frente de todo mundo, por qualquer coisa irrelevante, ela apenas o olhou nos olhos e sorriu. Voltou para sua estação e refez o trabalho.

No fim do expediente Maria foi ao “happy hour” com as colegas do departamento. Pouco antes de irem para casa, ainda vieram perguntar como ela estava. “Estou bem. Não precisam se preocupar comigo” – disse ela, com aquele mesmo sorriso de mais cedo nos lábios.

Ninguém notou, mas Maria já tinha tomado a decisão.

Quando fez 3 dias que Maria não aparecia no trabalho, as colegas ficaram preocupadas e acionaram a polícia. Maria vivia sozinha em São Paulo, sem parentes, namorado, amigos... Tudo o que ela tinha era aquele trabalho que a fez desistir de viver.

Maria é uma personagem fictícia, mas poderia ser qualquer pessoa aí no seu trabalho, na sua rua, na sua família... Segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, até outubro de 2024 o estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 116% no número de suicídios, seguido por São Paulo, com 80% de aumento. No Brasil são mais de 14 mil pessoas tirando a própria vida por ano. Isso dá uma média de 38 pessoas todos os dias.

A sociedade está doente. E muitos gestores são diretamente responsáveis por essas Marias, Joãos e tantos outros terem tirado suas vidas.

Criar um ambiente saudável é nossa responsabilidade! Se você escolheu ser gestor. Escolheu liderar equipes. Escolheu ser o norte para as pessoas, então é sua responsabilidade garantir que todos sob as suas asas estejam bem.

Estude mais sobre pessoas, tenha suporte do seu RH. Implemente um programa de saúde mental e deixe claro que ninguém será punido, minimizado ou ridicularizado por participar. Aprenda a reconhecer os sinais. Eles são tão sutis que passam despercebidos pela maioria das pessoas. Não pode passar por você.

Você escolheu estar aí, então agora mostre o porque merece esta posição. Seja o gestor que o seu time merece.

Que não sejamos nós os responsáveis por nenhuma vida perdida, mas que sejamos nós a garantir que o dia nasça amanhã para a Maria.

Bora voar! 🦉